Pages

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

"30 Dias de Noite" - 2007.

Desde que Stephenie Meyer e sua saga iniciada com "Crepúsculo" ganharam notoriedade que o senso de perigo em torno da mítica criatura dos vampiros desapareceu. Se algo ainda faz jus ao conceito original deles atualmente é a série de tevê "True Blood".
Não sei bem a recepção que "30 dias de noite" teve na época de seu lançamento, em 2007, mas tenho uma certa impressão que ele não fez tanto estardalhaço assim. O que é uma pena pois estamos diante de um excelente filme de suspense/terror. O filme é baseado em uma graphic novel escrita por Steve Niles e muito bem ilustrada por Ben Templesmith. Como nem toda adaptação de quadrinho é sinônimo de qualidade, ver o nome de Sam Raimi e do próprio criador da obra, ambos respectivamente como produtor e roteirista, nos tranquiliza bem mais. Quem já conhece Raimi sabe de seu currículo em filmes do gênero: a trilogia "Evil Dead", "O Dom da Premonição" e recentemente se encarregou de dirigir umas das melhores adaptações de quadrinhos que foi "O Homem-aranha". Apesar dele não estar diretamente na direção, só o fato dele estar produzindo já conta muito para o êxito do filme.

O enredo é sobre uma cidade no Alasca chamada Barrow que tem uma peculiaridade: uma vez por ano, durante o inverno, o sol deixa de nascer por 30 dias. O cenário perfeito para vampiros, que pouco à pouco vão isolando a cidade e deixando seus habitantes à mercê de sua sede de sangue. Todo o filme é muito bem cuidado e sem exageros, principalmente na parte de efeitos visuais, sem exageros de CG, fora a caracterização dos vampiros, que foge da imagem padrão já tão conhecida, ficando mais para uma versão modernizada do conde Orlock, de Nosferatu, que por sua vez lembrava um morcego, do que para Drácula. Um outro fator interessante são as imagens em tons cinza e escuro, remetendo diretamente aos quadrinhos (ver foto acima) e intensificando o clima claustrofóbico e denso da estória.
Ano passado saiu uma insossa continuação, chamada "Dark Days", sem maiores atrativos já que ele não conta com a mão de Raimi. Totalmente dispensável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário