Pages

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Danger Mouse and Sparklehorse – “Dark Night of the Soul” (2010).

O líder do Sparklehorse, Mark Linkous, em 1996, quase morre por uma overdose de Valium, anti-depressivos, álcool e heroína; não morreu, mas passou 6 meses em uma cadeira de rodas e por sorte não teve suas duas pernas amputadas.
Corte para 2006, onde o conhecido produtor Danger Mouse [Gnarls Barkley] produz “Dreamt for Light Years in the Belly of a Mountain”. Nesse meio tempo, eles amadureceram a idéia de “Dark Night of the Soul” como uma parceria dos dois mais o cineasta David Lynch, que ficaria encarregado da parte gráfica do projeto, inspirada nas músicas. Como Linkous não se sentia confortável em cantar todas as canções, eles chamaram convidados do naipe de Iggy Pop, Black Francis, Julian Casablancas, Suzanne Vega, Gruf Rhys, Jason Lytle, The Flaming lips, David Lynch e Vic Chesnutt. A única participação de Linkous no vocal é em um dueto com Nina Persson. A sonoridade não causa nenhum estranhamento para quem já conhece o estilo lo-fi do Sparklehorse e a produção de Danger Mouse também não mexe em muita coisa. O diferencial talvez seja o toque pessoal de cada convidado nas composições.

O álbum era pra ter sido lançado em 2009, mas uma disputa entre o produtor e a gravadora EMI quase fez ele não ser lançado. Frente a essa situação, Danger resolve vender online o livreto com os ensaios fotográficos feitos por Lynch e junto a ele um CD-R totalmente branco com os dizeres: “por razões legais, o CD-R encartado não trás música. Use-o como quiser”. Felizmente, em 12 de Julho desse ano, tudo foi resolvido e o album foi posto a venda.

A nota trágica fica por conta do suicídio de Mark Linkous com um tiro no peito em 6 de Março; quatro meses antes de ver o álbum ser lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário